sábado, 24 de janeiro de 2009

Ratatouille Vegê com Cus Cus

Há! Agora, para provar para vocês que eu realmente sou vegetariana, vou compartilhar uma de minhas receitas favoritas. Na cozinha, sou dinâmica (tenho preferência pelos pratos rápidos) e adoro "cozinha de guerra", aquela que nasce das profundezas de uma geladeira devastada pelo abandono, onde restam apenas alguns legumes rejeitados e temperos exóticos.

O Ratatouille Vegê nasceu assim: um belo dia havia na geladeira os seguintes ingredientes (a quantidade de cada um não importa):
- Cenoura
- Jerimum (que o Nick chama de abóbora)
- Abobrinhas (meu grande amor do mundo leguminoso)
- Batata
- Mandioquinhas

Os temperos:
- Alho/cebola
- Azeite
- Curry Indiano
- Sal/pimenta
- Manteiga

Para acompanhar:
- Cus cus marroquinho (que Nick não conhecia e achou insoso)

Bem, o negócio é assim:
Descasque todos os legumes (eu prefiro assim, porque não gosto de comer agrotóxicos. Nick me acha neurótica!) e corte-os em pequenos pedaços. Reserve. Refogue no azeite o alho, a cebola, dê uma pitada de sal e pimenta, daí jogue meio copo de água e logo após os legumes todos. Tampe e deixe-os ferver por um tempo. De cinco em cinco minutos mexa e jogue uma pitada de curry indiano. Se precisar coloque mais água para gerar manter o "efeito vaporoso". Faça isso por uns vinte minutos, até sentir que a cenoura (por ser a mais dura) está mole e há uma integração entre os elementos (Nick ri!). Pronto!

O cus cus é a coisa mais fácil do mundo de se fazer. O Nick achou sem gosto porque da primeira vez que eu fiz eu esqueci de colocar sal. Mas, basicamente, você ferve água (com sal) e joga em cima da porção que você quiser. Deixe absorver por 2 minutos e jogue um pouco de manteiga por cima.

Quando tudo estiver pronto, sirva assim: forre o prato de cus cus e por cima jogue o Ratatouille Vegê. Fica lindo. Quando eu servi o Nick olhou com desconfiança e disse: "Que lindo amor. Só falta uma chuleta por cima!" Dá pra crer nisso!??? Só amando como eu amo esta peça!!!

Bon appetit!

Carne Seca do Nick

Debbie: Este foi o dia em que Nick revelou a profundidade do seu talento culinário! Arrasou!!! Eu nem acreditei quando vi aquele prato maravilhoso na minha frente. Por isso, deixo-o para compartilhar a receita com vocês:
Nick: É, parece que ganhei pelo estomago....Mas vamos ver se daqui seis meses, quando a paixão abaixar, ainda ganho um elogio!!!
Debbie: Minha paixão NUNCA vai baixar!!!!
Nick: Tá vendo, num falei?
Enfim, vamos ao prato.

Tudo começou quando a Debbie me disse que era vegetariana e numa destas incursões na dispensa da moça dou de cara com um belo naco de carne seca, vulgo jabá, jabacule e charque: "Charque" vem de "ch'arqui" ("carne desidratada"), na língua dos índios quíchuas (dos Andes), denominação também dada ao "tasajo" (uma carne bem seca e bem salgada). E "Jabá", que, segundo Teodoro Fernandes ("O Tupi na Geografia Nacional"), vem do tupi "yaba" ("fugir", "esconder").
Bom aí ela me vem com o mesmo chavequinho sem criatividade: "Eu, imagina! Isso não é meu! É para a diarista!", mais cinco minutos contra a parede a tratante me fala que comprou para o pilantra do ex...
Não titubiei, quem come agora sou eu!!! No maior respeito.

Ingredientes:
500 gr de carne seca
1/2 abóbora ou como a Debbie prefere, o cabra macho do jerimum
1 cebolona
1 pintão grande vermelho..ops! Pimentão....
1/2 pote de requeijão
1 xícara de arroz

Descansar a carne seca algumas horas antes em água, troque até dessalgar.
Corte em pedaços grandes na mesma direção da fibra e cozinhe até estiver no ponto, retire e desfie.
Pique a cebola, reserve metade para o arroz.
Corte o pintão...Ops de novo, o pimentão em tiras longas (a papilteira da Deborah tá na minha orelha falando: Horizontais).
Refogar a cebola até estar dourada. Acrescentar a carne seca desfiada, acresesentar o pimentão até ele ficar "mó-linho".
Misture o requeijão até que, tipo assim, tudo vire uma cremosidade e se integre (pérolas da Debbie).

Cozinhe a abóbora e corte em pedaços quadrados.

Faça o arroz, acho que não precìsa da receita, né? A Deborah irá passar uma receita fantástica de arroz com gosto de arroz mais tarde.

Sirva e se deleite-se.

A bebida escolhida para acompanhar foi a a cachaça Nego Fulô e para a Deborah, café com leite, foi um suquinho natural de manga.

Inté!

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Viva o amor!

Benvindos ao nosso blog! Somos um casal feliz, juntos desde Outubro de 2008, e resolvemos compartilhar com todo mundo nossos segredos culinários, que a cada dia nos acompanharam, fomentando nossas forças e o nosso amor um pelo outro. Muitas são inéditas!
Como o Nick não gostou desta introdução (disse "horroso"), porque ele é machão e não escreveria uma coisa assim melosa, concordamos que cada um vai poder colocar posts alternantes em meio às receitas, que escreveremos juntos. Assim como no fogão: um de cada vez!
A idéia deste blog foi criar receitas em que a média de preço é R$10 o casal, sem deixarem de ser deliciosas! Não contabilizamos as bebidas (porque o Nick bebe muito).
Ps: Bom, já dá para perceber quem é que manda.
UA-7158599-1