sábado, 24 de janeiro de 2009

Carne Seca do Nick

Debbie: Este foi o dia em que Nick revelou a profundidade do seu talento culinário! Arrasou!!! Eu nem acreditei quando vi aquele prato maravilhoso na minha frente. Por isso, deixo-o para compartilhar a receita com vocês:
Nick: É, parece que ganhei pelo estomago....Mas vamos ver se daqui seis meses, quando a paixão abaixar, ainda ganho um elogio!!!
Debbie: Minha paixão NUNCA vai baixar!!!!
Nick: Tá vendo, num falei?
Enfim, vamos ao prato.

Tudo começou quando a Debbie me disse que era vegetariana e numa destas incursões na dispensa da moça dou de cara com um belo naco de carne seca, vulgo jabá, jabacule e charque: "Charque" vem de "ch'arqui" ("carne desidratada"), na língua dos índios quíchuas (dos Andes), denominação também dada ao "tasajo" (uma carne bem seca e bem salgada). E "Jabá", que, segundo Teodoro Fernandes ("O Tupi na Geografia Nacional"), vem do tupi "yaba" ("fugir", "esconder").
Bom aí ela me vem com o mesmo chavequinho sem criatividade: "Eu, imagina! Isso não é meu! É para a diarista!", mais cinco minutos contra a parede a tratante me fala que comprou para o pilantra do ex...
Não titubiei, quem come agora sou eu!!! No maior respeito.

Ingredientes:
500 gr de carne seca
1/2 abóbora ou como a Debbie prefere, o cabra macho do jerimum
1 cebolona
1 pintão grande vermelho..ops! Pimentão....
1/2 pote de requeijão
1 xícara de arroz

Descansar a carne seca algumas horas antes em água, troque até dessalgar.
Corte em pedaços grandes na mesma direção da fibra e cozinhe até estiver no ponto, retire e desfie.
Pique a cebola, reserve metade para o arroz.
Corte o pintão...Ops de novo, o pimentão em tiras longas (a papilteira da Deborah tá na minha orelha falando: Horizontais).
Refogar a cebola até estar dourada. Acrescentar a carne seca desfiada, acresesentar o pimentão até ele ficar "mó-linho".
Misture o requeijão até que, tipo assim, tudo vire uma cremosidade e se integre (pérolas da Debbie).

Cozinhe a abóbora e corte em pedaços quadrados.

Faça o arroz, acho que não precìsa da receita, né? A Deborah irá passar uma receita fantástica de arroz com gosto de arroz mais tarde.

Sirva e se deleite-se.

A bebida escolhida para acompanhar foi a a cachaça Nego Fulô e para a Deborah, café com leite, foi um suquinho natural de manga.

Inté!

Nenhum comentário:

Postar um comentário