sábado, 24 de janeiro de 2009

Ratatouille Vegê com Cus Cus

Há! Agora, para provar para vocês que eu realmente sou vegetariana, vou compartilhar uma de minhas receitas favoritas. Na cozinha, sou dinâmica (tenho preferência pelos pratos rápidos) e adoro "cozinha de guerra", aquela que nasce das profundezas de uma geladeira devastada pelo abandono, onde restam apenas alguns legumes rejeitados e temperos exóticos.

O Ratatouille Vegê nasceu assim: um belo dia havia na geladeira os seguintes ingredientes (a quantidade de cada um não importa):
- Cenoura
- Jerimum (que o Nick chama de abóbora)
- Abobrinhas (meu grande amor do mundo leguminoso)
- Batata
- Mandioquinhas

Os temperos:
- Alho/cebola
- Azeite
- Curry Indiano
- Sal/pimenta
- Manteiga

Para acompanhar:
- Cus cus marroquinho (que Nick não conhecia e achou insoso)

Bem, o negócio é assim:
Descasque todos os legumes (eu prefiro assim, porque não gosto de comer agrotóxicos. Nick me acha neurótica!) e corte-os em pequenos pedaços. Reserve. Refogue no azeite o alho, a cebola, dê uma pitada de sal e pimenta, daí jogue meio copo de água e logo após os legumes todos. Tampe e deixe-os ferver por um tempo. De cinco em cinco minutos mexa e jogue uma pitada de curry indiano. Se precisar coloque mais água para gerar manter o "efeito vaporoso". Faça isso por uns vinte minutos, até sentir que a cenoura (por ser a mais dura) está mole e há uma integração entre os elementos (Nick ri!). Pronto!

O cus cus é a coisa mais fácil do mundo de se fazer. O Nick achou sem gosto porque da primeira vez que eu fiz eu esqueci de colocar sal. Mas, basicamente, você ferve água (com sal) e joga em cima da porção que você quiser. Deixe absorver por 2 minutos e jogue um pouco de manteiga por cima.

Quando tudo estiver pronto, sirva assim: forre o prato de cus cus e por cima jogue o Ratatouille Vegê. Fica lindo. Quando eu servi o Nick olhou com desconfiança e disse: "Que lindo amor. Só falta uma chuleta por cima!" Dá pra crer nisso!??? Só amando como eu amo esta peça!!!

Bon appetit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário